segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Por que temos Medo?



1- Livro: Alê, que não parava de perguntar por quê? Por que temos medo?
2- Autores: Matthieu de Laubier;Marie Aubinais,Gwénaëlle Boulet
3- Tradução: Christiane Teixeira Curioni
4- Ilustração: Catherine Proteaux
5- Ano da edição: 2009
6- Cidade: Vargem Grande Paulista, SP
7- Editora: Ano da edição: 2009
8- Aluna: Daniele Deidio
9- Professora PDE 2013/2014: Jaroslava Krzyk Taras
10- Data início: 03/11/2014 - Ano/ turma: 6°A
11- Data término: 19/10/2015 – Ano/turma: 7ºA

INTRODUÇÃO

O livro conta a história de um menino chamado Alê, que amava fazer perguntas e toda hora ele fazia uma. Fazia perguntas toda hora porque era muito pequeno e não entendia muitas coisas, sempre tirava suas dúvidas com seus pais.
Na história, o autor fala que Alê estava fazendo perguntas sobre o medo.
A parte que eu mais gostei foi quando Alê estava na piscina com o seu pai, porque antes tinha medo de nadar, mas agora, superou seu medo e fez um grande progresso, pois antes de tentar, não podemos tirar conclusões.
O livro nos ensina que quando temos coragem de revelar nossos medos a alguém, assim ele diminui. Concordo com o que o autor falou porque saber que alguém conhece nossos medos e talvez concorde conosco, ajuda a diminuir nosso medo.


É BEM NORMAL TER MEDO.TODOS NÓS TEMOS

 MEDO DE ALGUMA COISA.”Laubier ( 2009,p.3)


Alê andando pela rua grita para sua mãe:
Mããããeee! Tenho medo de cachorro! Só não tenho do Lulu, o cachorrinho da vovó...”
E sua mãe comenta:
E eu tenho medo de ratos. É uma bobagem, não? Mas é normal, todos temos algum medinho.”
Segundo SARAIVA(2010,p. 707), a palavra medo significa ''Sentimento provocado pela sensação de perigo ou ameaça''. Isso é realmente verdade pois aconteceu comigo. Eu tenho medo de aranhas e em lugares que há muita sujeira, ou teias de aranhas, já fico preocupada, sentindo que estou em perigo.
Existem vários tipos de medos e Laubier (2009, p.2), diz que há o medo de cachorros e de ratos. É normal ter medo de cachorros, pois conforme a pesquisa que fiz na internet, alguns deles são muito perigosos e podem até matar. As raças mais perigosas do mundo são: em 5° lugar o São Bernardo, em 4° o Huski Siberiano, em 3° o Pastor Alemão, em 2° o Rottweiler, e em 1° o Pitbull. Falando do Pitbull, que foi feito para matar, ele é uma mistura de raças perfeitas para destroçar seus inimigos. Em vários lugares dos EUA foi proibida a criação desse animal por colocar em risco a população. É também normal ter medo de ratos, pois eles nos transmitem várias doenças, entre elas está a leptospirose que é causada por bactérias:
''...causada por bactérias que ficam alojadas nos rins dos roedores. Por isso, acabam sendo transmitidas pela urina deles. Penetram nos homens pelas mucosas ou através de algum machucado. Quando ocorrem as enchentes, aumentam os casos de leptospirose. O tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.'' www.sampexpragas.com.br
Concordo com o autor do site, pois já tive aulas sobre a lebtospirose, e ela realmente é causada pela urina dos ratos.
Ainda segundo o site anterior, existem também muitas outras doenças causadas pelos ratos como a peste bubônica e o tifo murino ou febre murina que são transmitidas pela pulga do rato de telhado. Assim como a leptospirose elas são tratadas com antibióticos. Há também a febre da mordida do rato que como o próprio nome diz, é transmitida pela mordida de um roedor infectado. Outra doença transmitida por esse mamífero é a hantavirose que é passada pela saliva e pela urina dos ratos e pode levar o infectado à morte. E não é só isso... ainda tem as sarnas e alergias que são transmitidas de uma maneira muito simples através dos pelos e no contato com ratos. Viu só como realmente devemos ter medo dos ratos, pois ter um medinho de alguma coisa é super normal, o melhor mesmo a se fazer é procurar saber tudo sobre o assunto.

MUITAS VEZES, É MAIS A NOSSA IMAGINAÇÃO QUE 
NOS DÁ MAIS MEDO”Laubier ( 2009,p.5)

Alê, deitado no seu quarto diz a sua mãe:
Mãe, tenho medo do escuro...”
Sua mãe fala:
Vou acender a luz do corredor, e você vai ver que não existe nenhum monstro nem lobo mau no seu quarto.”
Você tem medo de escuro? Talvez, mas por quê? Provavelmente isso seja apenas sua imaginação. Segundo SARAIVA (1998, p. 360) a imaginação é a ''faculdade de imaginar os objetos pelo pensamento, fantasia.'' Eu sei o que é isso, sabe por quê? Porque na minha opinião a imaginação nada mais é do que pensar em algo que não exista ou ter uma fantasia daquilo, como por exemplo: um menino pequeno pode pensar que um simples gatinho, seja um feroz leão, isso na verdade é fruto de sua imaginação, ou talvez uma garota pequena possa pensar que um cachorro é um lobo.
Mas às vezes nossa imaginação nos gera medo. Por exemplo, quando eu era pequena, tinha três anos, sempre na hora de dormir imaginava monstros em meu quarto. Eu ficava com muito medo, mas depois de um tempo percebi que esses monstros eram apenas fruto da minha imaginação. Mas, o que são monstros? SARAIVA (1998, p.455) nos responde que o mostro é ''Animal de grandeza desmedida.'' Assim os monstros não têm um tamanho certo, eu imagino que eles sejam animais grandes, assombrosos, com pelos pelo corpo, e o que mais gostam de comer são seres humanos, principalmente crianças pequenas. Eu falo isso porque quando dizia que tinha medo de monstros em meu quarto, minha mãe me apavorava dizendo para eu me cuidar, pois eles amavam comer crianças pequenas e eu era pequena, portanto achava que eles iriam vir e me devorar.
Existem vários tipos de monstros, grandes e pequenos. Segundo minha pesquisa:
Monstro é o nome coletivo dado aos filhos e descendentes de Eve. Embora referendário a muitas espécies diferentes, todos eles compartilham um ponto de origem, e compartilham muitas características. Eles são criaturas sobrenaturais com extraordinária força e poderes, e comumente depredam humanos .Quando eles morrem, suas almas são enviados nem para o céu nem o inferno , mas para o Purgatório. http://pt-br.supernaturalbrasil.wikia.com/Wikipédia/Monstros

Concordo com o que o autor desta citação, pois até como falei anteriormente, um monstro tem uma grande força. Mas uma coisa não entendi e talvez você caro leitor não tenha entendido qual é o significado de Eve. Então pesquisei e encontrei:

Pouco se sabe sobre ela até agora, com exceção de que os monstros a chamam de "Mãe" (Mãe de Todos), e ela se chama Eve, provavelmente recebeu esse nome de Eva, que teria dado origem a todos os humanos do mundo. A última vez que veio a Terra foi a 10.000 anos atrás e, depois, foi presa no Purgatório, para onde as almas dos seres sobrenaturais vão. http://pt-br.supernatural.wikia.com/wiki/Eve

Com a explicação anterior sobre Eve, pensei que o autor tinha se enganado na digitação, achei que o certo era Eva, pois os dois nomes são muito parecidos, e qualquer pessoa poderia ter se enganado. Mas agora já sei que, quem tinha se enganado era eu. Mas lá vem outra pergunta:
_ O que é purgatório?
Pesquisando encontrei a seguinte explicação: ''Desde os primórdios a Igreja, assistida pelo Espírito Santo (cf. Mt 28,20; Jo 14,15.25; 16,12-13), acredita na purificação das almas após a morte, e chama este estado, não lugar, de Purgatório.'' http://cleofas.com.br/a-doutrina-do-purgatorio/. Já ouvi falar sobre o purgatório, e era mais ou menos isso o que eu sabia, e agora já sei exatamente o que realmente significa a palavra purgatório.
Finalizando esse assunto do medo, cheguei à conclusão de que a gente não deve ter medo de coisas que não sabemos direito o que são e se existem.



QUANDO O MEDO NOS PARALISA, NÃO 

CONSEGUIMOS MAIS VER AS SURPRESAS DA 

VIDA.” Laubier ( 2009,p.7)


Alê foi convidado para uma festinha e estava com um pouco de medo de ir, então disse para sua mãe:
Não quero ir, estou com medo, não conheço ninguém!”
A festa que o menino estava com medo de ir, seria de aniversário, e quem estava ficando mais velho era seu primo de 10 anos. Então, talvez Alê estivesse com medo porque provavelmente os outros convidados seriam bem mais velhos que ele. Sua mãe percebendo isso o encorajou dizendo:
Ter medo não é nenhum problema. Mas faça uma forcinha: a melhor maneira de perder o medo dos outros é ir ao encontro deles!”
Com estas palavras, Alê já tinha perdido quase todo o medo de pessoas estranhas, mas estava com um pouquinho de medo de ir à festa e a razão parecia ser muito boba: ''não conheço ninguém''.
Na verdade medo de algo todo mundo tem, até mesmo uma pessoa que se diz super corajosa, com certeza tem medo de pelo menos uma coisa. Segundo http://elidioalmeida.''o medo é uma emoção absolutamente normal e, por isso, é esperado que todo ser humano tenha medo.'' Realmente o medo é uma emoção, assim como a alegria, a tristeza, o amor, o ódio,etc. Para entender melhor o que é a emoção, pesquisei em Bechara(2011,p.478): ''Reação afetiva provocada por diferentes situações, agradáveis ou desagradáveis, que se manifesta por meio de sentimentos como raiva, alegria etc.'' Agora a gente já sabe que o medo é um sentimento emocional e que pode ser provocado por várias situações. Mas o que é afeto? Pesquisei mais uma vez no dicionário Bechara(2011,p.108) e encontrei: ''Sentimento terno que nos liga a algo ou alguém.'' Em outras palavras, o afeto é um sentimento delicado, de imenso carinho por uma pessoa, por um animal, por um objeto, por qualquer coisa.
Também existe outro tipo de medo... o medo de pessoas, principalmente mais velhas que você. Ter este medo é super normal, sabe por quê? Porque as pessoas mais velhas podem fazer muitas coisas de ruim pra gente, porque elas são maiores. Por exemplo, se nós nos encrencarmos com alguém, pelo menos um ou dois anos mais velha que a gente, ela pode fazer um monte de coisas como bater, pois é mais forte. Também podem mentir, enganar com as palavras, porque pessoas mais novas não entendem muitas coisas.
Por isso, às vezes o medo nos paralisa, e segundo Bechara(2011,p. 949) paralisar significa: ''Ficar incapaz de agir e de exprimir; deixar inerte: o terror o paralisou.'' Paralisar, por causa do medo é o mesmo que, não conseguir fazer algo, ou também ficar imóvel, não poder agir sobre algo. Por exemplo, se alguém o ameaçasse, com certeza você ficaria paralisado de medo. Ainda mais se essa pessoa fosse muito braba e brigona. Você não iria conseguir fazer nada de tanto medo. Eu já passei por isso, quando estudava em outra escola, sem querer escutei uma conversa de duas meninas, e quando elas descobriram, vieram ameaçando se eu contasse para alguém fiquei com medo sim, pois elas eram três anos mais velhas que eu. Com certeza se você passar por algo parecido vai ficar com muito medo, mas você não precisa ter vergonha de falar pra alguém, pois como já vimos sentir medo é absolutamente normal.
O medo também pode não deixar a gente ver algumas surpresas da vida. Mas o que seriam surpresas da vida? De acordo com o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa(1997,p. 835) a palavra surpresa significa:"Ação ou resultado de surpreender, ou de ser surpreendido; fato não esperado; espanto, pasmo, admiração, prazer inesperado, sucesso imprevisto; ação calculada com que se pretende presentear ou agradar." Então surpresa seria alguma coisa que a gente não pensaria que iria acontecer e aconteceu, como coisas boas e legais que podem estar presentes no nosso dia a dia. Por exemplo, o medo de altura não deixar sentir qual é a sensação de pular de para- quedas, de andar em uma montanha russa. Mas também às vezes é bom ter medo e cuidado para não acontecer de cair ou deslizar quando estiver em uma montanha natural, para não ter uma surpresa ruim.
Vamos recapitular exclusivamente pra quem tem medo...medo de algo todo mundo tem, até mesmo uma pessoa que se diz super corajosa, com certeza tem medo de pelo menos uma coisa, o medo de pessoas, animais, lugares é uma emoção absolutamente normal, você não precisa ter vergonha de falar pra alguém se você se paralisar de medo.


ÀS VEZES, É BOM TER MEDO; ASSIM EVITAMOS 
OS VERDADEIROS PERIGOS”Laubier ( 2009,p.9)

Certo dia Alê estava passeando com seu pai pela montanha e ambos conversavam, quando o filho diz ao pai:
Eu bem que iria ver o que tem lá embaixo, mas tenho um pouco de medo.”
Seu pai concorda com ele dizendo:
Você tem razão de ter medo. É perigoso; não chegue muito perto!”
Às vezes, a gente tem medo de coisas que não precisa temer, que são bobas. Mas também nós podemos ter medo de algo perigoso. E se o menino não tivesse com medo, o que poderia ter acontecido? Provavelmente iria bem na beiradinha da montanha pra conseguir ver o que teria embaixo, e daí teria escorregado e caído lá do alto, machucando-se gravemente e talvez até poderia ter morrido!!!
O que você acha, foi bom ou não Alê ter medo? Com certeza você vai concordar comigo porque aprendemos que às vezes, é bom ter medo, assim evitamos os verdadeiros perigos. Eu acho que o pai de Alê tinha medo de seu filho cair no despenhadeiro, então fez a coisa certa em pedir para Alê sair dali. Assim como o pai de Alê tinha medo que algo de ruim acontecesse, todos os pais também têm, eles se preocupam muito com os filhos e tem medo que se machuquem, fiquem doentes, morram, etc. E os pais estão certos em ter medo disso, afinal o mundo está muito perigoso.
Certa vez eu li uma reportagem em ,http://leninja.com.br e achei interessante porque trata do assunto do medo que um pai tinha em relação a sua filha ir a um baile. Entre vários medos, achei interessante alguns, como: e se você ir e acabar apanhando numa briga que não sabe nem onde começou? E se jogarem uma garrafa de vidro pra cima e acertar a sua cabeça? E se uma atirador entra nesse baile e você leva um tiro? E se um grupo de estupradores vai pra esse baile e fecha a porta, estupra todas vocês e ainda mata? Ou pior, se te deixa grávida? E pior, se sua gravidez for de gêmeos, de trigêmeos, de quadrigêmeos? 6 ou 8? E daí você não vai conseguir terminar o colegial, e vai ter que trabalhar de diarista ou de ajudante de pedreiro porque não tem experiência nenhuma?
Por outro lado, os filhos adolescentes acham que seus pais são exagerados porque querem fazer alguma coisa, como por exemplo, ir a um baile, e os pais não deixam. Os pensamentos jovens não batem com os pensamentos de pessoas mais experientes. Mas às vezes, na minha opinião, os pais realmente são um pouco exagerados. Eles acham que os filhos são uma bolha de sabão que pode estourar ao menor toque, mas não é bem assim. Às vezes, os filhos têm que se ferrar uma vez pra aprender o significado da palavra “perigo” que seus pais advertem, para entender sua preocupação.
Bem, pesquisei sobre a palavra perigo no http://michaelis.uol.com e encontrei a seguinte explicação: '' Situação em que está ameaçada a existência ou integridade de uma pessoa ou de uma coisa; risco, inconveniente.'' Na minha opinião existem perigos verdadeiros e falsos. Os verdadeiros são aqueles que nos fazem mal e os falsos aqueles que não têm importância temer, que não nos prejudicam.Aprendi que às vezes, a gente tem medo de coisas que não precisa temer,que são bobas, mas também temos medo de algo perigoso, e isso é bom porque nos protege.

QUANDO SUPERAMOS O MEDO, FAZEMOS 
VERDADEIROS PROGRESSOS.”Laubier ( 2009,p.11)

Alê na piscina com o pai diz:
Antes, eu tinha medo de nadar. Mas agora não tenho mais medo nenhum!”
Seu pai o elogia respondendo:
Legal, Alê! É porque você foi corajoso e aprendeu a nadar. Pode se orgulhar de você mesmo!”
Alê estava com medo de nadar, pois quando era mais novo foi com a família para a praia, e quase se afogou com uma onda. Mas ele conseguiu vencer o seu medo quando seu pai o encorajou e disse que estaria o segurando. Mas o seu pai o soltou e Alê saiu nadando.
O pai dele falou pra se orgulhar de si mesmo. Mas o que isso significa? Na minha opinião quer dizer que Alê deveria ficar feliz por ter conseguido vencer o seu medo. Quando o menino superou esse medo, realmente fez um verdadeiro progresso e deveria se orgulhar porque isso acontece na vida real. Muitos têm medo de conhecer pessoas diferentes e não conseguem fazer novos amigos, por exemplo: imagine que você tivesse esse medo e precisasse mudar de cidade, e não conhecesse ninguém de lá. Seria chato ficar sozinho, né? Então se você superar o seu medo faria novos amigos.
Mas o que significa esse progresso que Alê alcançou ao nadar? Pesquisei no Michaelis, e achei a seguinte resposta:”Adiantamento, aperfeiçoamento ou melhoramento contínuos.” Então quando a pessoa tem um progresso, ela na verdade melhorou. No caso de Alê ele teve um progresso no sentido de aprender a nadar, e perder o medo. Esse progresso, teve uma grande importância na sua vida. Pois seria mais difícil aprender a nadar quando ele já fosse grande.
Mas nem sempre o progresso é bom. Um exemplo disso eu encontrei no http://www.acessenoticias.com.br que diz:
Progresso é bom, traz investimentos, chama atenção, porém é bom lembrar que junto chega o que não presta, o que não precisa. Velhos tempos de ruas de terra, só tinha um ou outro ladrão de galinha, que o Panta fazia subir e descer a avenida descalço, sob sol escaldante e com um botijão de gás nas costas pro sujeito deixar de ser vagabundo...kkkk, mas o PRO-GRES-SO...traz bandido com escopeta, assalto a mão armada a luz do dia.

Realmente é verdade, antigamente quase não tinha crime, mas hoje em dia tem muito, e os bandidos não tem medo de se mostrar para a polícia. Outro exemplo é como progredimos na escola. Por exemplo: se nós progredimos em bagunça, não vai ser nada bom, você concorda comigo? Mas por outro lado seria bom a gente progredir em alguma matéria, seria bem importante. Eu acho que já progredi bastante na escola, pois aprendi muita coisa diferente, e assim como Alê se alegrou, eu também fiquei feliz. Então pra terminar, descobri que: quando nós fazemos um verdadeiro progresso, podemos se orgulhar disso, o progresso é algo em que você melhora, mas nem sempre ele é bom e também aprendi que nem sempre é bom progredir na escola.

QUANDO ALGUÉM CONFIA EM NÓS, ISSO NOS
 AJUDA A SUPERAR O MEDO.”Laubier(2009,p.13)
Chegou o dia de Alê passear com sua mãe na pracinha, ela tinha o convidado pra ir no novo escorregador de lá. Ele estava muito feliz até chegar e ver um escorregador enorme e cheio de curvas. Então medroso ele fala a sua mãe:
- Mãe estou com um pouco de medo de ir nesse escorregador” - ele é tão alto!
Mas a mãe dele não desiste e insiste:
- Com certeza você vai conseguir, eu confio em você, vai lá Alê.
Coitadinho de Alê, estava com medo de brincar naquele escorregador. Mas ele tinha razão de ter medo, afinal o escorregador era muito alto e cheio de voltas. E se ele descer naquele brinquedo da pracinha, cair e até mesmo se machucar? Mas a sua mãe confiou que ele iria conseguir e com certeza depois disso, ele foi lá e desceu tranquilamente. Ela queria ensiná-lo que se ele tomasse coragem, conseguiria descer.
Eu mesma já vi uma pessoa ter esse mesmo medo: o meu sobrinho tinha medo de ir no escorregador na frente da minha casa, mas quando eu o ajudei, ele foi. E acho que devemos ensinar as crianças a terem medo de algumas coisas, mas não de tudo. Uma delas é de pessoas estranhas, pois podem acontecer muitas coisas. Por exemplo, pesquisei no http://mdemulher.abril.com.br/familia/bebe e encontrei a seguinte estatística: “Já as estatísticas da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas mostram que são mais de 50 mil crianças e adolescentes desaparecidos no Brasil. Muitos deles sequestrados.” Então é prerigoso as crianças se associarem com pessoas desconhecidas. Outro perigo é a cozinha. Dentro dela há muitos riscos para crianças pequenas, pesquisei no mesmo site e encontrei: “Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos”. Quando vi de 1 a 14 anos me assustei, pois eu acho que com 14 anos a pessoa já tem noção do perigo. Mas mesmo assim é muito perigoso. No exemplo de Alê o perigo não era tão grande, mas foi muito importante a sua mãe falar que confiava nele.
De vez em quando é difícil confiar nos outros, ainda mais se eles já traíram a nossa confiança antes. Li em http://noticias.universia.com.br que: “Confiar nos outros pode ser uma tarefa difícil, ainda mais se você já foi decepcionado.” Nessa mesma matéria encontrei 5 dicas para confiar nas pessoas, que são: 1ª Caráter, 2ª Carreira, 3ª Futuro, 4ª Espiritualidade e 5ª Valor próprio. O que achei mais interessante foi sobre o caráter, que dizia: “Assim como você pode ter dificuldades para confiar nos outros, as pessoas também podem duvidar de você”. Gostei porque fala a verdade, às vezes nós achamos que os outros que estão errados, mas não olhamos para nós mesmos.
Temos que aprender a confiar nas pessoas. Mas o que significa confiar? Michaelis diz que é “Segurança íntima com que se procede”. Eu entendi que confiar significa saber que a pessoa vai fazer aquilo, ou que está dizendo a verdade. No caso de Alê, confiou que sua mãe sabia que ele iria conseguir descer o escorregador, e isso que ela fez o ajudou a superar o seu medo. Mas o que significa superar? Michaelis explica: “Subjugar, sujeitar, vencer”. Então quando Alê superou seu medo, ele o venceu.
Laubier (2009, p.13) trás uma ilustração, mostrando um homem de mãos dadas com um menino que está apagando seu medo, isso significa que se alguém confiar em nós ,conseguiremos superar nosso medo.


QUANDO TEMOS CORAGEM DE REVELAR 

NOSSO MEDO A ALGUÉM, IMEDIATAMENTE ELE 

DIMINUI.”Laubier(2009,p.15)

Na hora de dormir, Alê estava com medo, pois tinha acabado de ver um filme sobre vulcões. Então ele diz para seu pai:
Pai, não consigo dormir, tenho medo que um vulcão exploda, igual no filme que vimos.
Seu pai o encoraja, dizendo:
Pode ir dormir. Alê; não há nenhum vulcão embaixo da casa, nem perigo algum. E eu estou aqui para cuidar e proteger você.”
Dessa vez Alê estava com medo de um vulcão. Mas o que realmente é um vulcão? Pesquisei em http://www.colegioweb.com.br e encontrei:

Vulcões são pequenas estruturas, ou aberturas que uma montanha tem, e que em alguns momentos saem gases, fogo (em estado sólido) e lavas.
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no centro da Terra, onde a lava (magma) irá ser expelida, a temperatura desse magma é de 1200°C (aproximadamente).
De acordo com a explicação, vulcão é uma montanha por onde saem lavas em altas temperaturas. Por isso Alê tinha razão de ter medo, mas ele não precisava se preocupar pois perto da sua casa não tinha nenhum vulcão ativo. Mas se tivesse, como o pai poderia protejer o filho? Um dos modos é tirando ele e sua familía dali, mas será que tem outro jeito de se proteger de um vulcão? Pesquisei em alguns sites e todos eles falam que o mais importante é saber se há vulcões em sua região, e se sim, preparar um kit de suprimentos que possam ajudar a sobreviver a esse temido desastre natural. Mas é claro que a família de Alê não precisava fazer isso, afinal eles estavam lonje de um vulcão. Mas mesmo assim quando contamos nosso medo a alguém, ele diminui. Por exemplo, quando eu era pequena tinha medo de ficar sozinha no escuro, e esse medo passou quando contei-o para minha mãe, que me ajudou a superar esse medo. E a principal hora que ficamos sozinhos no escuro é na hora de dormir, existem pessoas que não conseguem dormir nessas condições.
Mas o medo, fica dentro de nós. Laubier (2009, p.15) concorda com isso trazendo uma ilustração de um menino sentado no colo de uma pessoa, e ele está contando os seus medos, que estão dentro dele. Já que tem alguns perigos que nos fazem mal apenas na nossa imaginação, a gente pode se esforçar um pouquinho para perdê-los. No desenho tem uma frase que diz: “Quando temos coragem de revelar nosso medo a alguém, imediatamente ele diminui”. O que significa ter coragem? Pesquisei em Michaelis e achei o seguinte: “Força ou energia moral ante o perigo; ânimo, bravura, denodo, firmeza, intrepidez, ousadia”. Então ter corajem significa certeza de que vai dar certo. Mas nem sempre a coragem é boa, às vezes ela pode ser perigosa. Por exemplo se você tiver medo de aranhas como eu, vai tomar cuidado para não ser picado, e não vai querer nem chegar perto. E algumas delas são muitos perigosas, por causa do seu veneno. Então se você vencer esse medo, e tomar coragem pode se dar mal.
Nesse texto nós aprendemos que quando contamos nosso medo a alguém, ele com certeza vai diminuir. Então assim como Alê, não tenha vergonha de expor os seus medos a outras pessoas, pois elas poderão nos ajudar a vencê-los.
Para terminar minha reflexão sobre o assunto medo, abordado no livro que li: Alê, que não parava de perguntar por quê? Por que temos medo?" de Laubier(2009), vou recapitular o que aprendi sobre o medo: assim como Alê, ter medo de alguma coisa é super normal; nós não devemos ter medo de coisas que não sabemos direito ou que são e se existem; você não precisa ter vergonha de falar pra alguém , quando você se paralisar de medo; podemos ter medo de coisas que não precisa temer, mas também temos medo de coisas perigosas; progresso é algo em que você melhora, mas nem sempre ele é bom; quando alguém confia em nós, conseguimos superar nosso medo.
Daniele Deidio





11 comentários:

  1. Valeu pelo esforço Daniele! Finalmente conseguimos postar seus primeiros dois textos que ficaram bem interessantes. Parabéns pela dedicação, empenho e pesquisa! Aprendi com você um pouco mais sobre cachorros e ratos....
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jaros, por me ajudar na produção de textos. Sempre que eu precisava você estava lá pra me ajudar. :-*BEIJOS ENORMES:-*

      Excluir
  2. Te amo Dani,deu para perceber seu esforço e a sua dedicação com esse trabalho. Parabéns, e um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Te amo também, seus textos também são maravilhosos. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Suelen Tamires Pereirasegunda-feira, novembro 24, 2014

    Seus textos estão ótimos. Parabéns continue assim. Um grande abraço. Beijos!!!!! Su

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Estou esperando você publicar os seus textos, amigona do coração. Ti amo... Beijos!!!!!!

      Excluir
  5. Eu sei que vc me ama também ti amo (rsrsrsrsrsrs) vc é muito legal amiga além de ser chata eu gosto de vc, Brincadeirinha vc é muito legal. BJU Espero suas respostas.

    ResponderExcluir
  6. Não vou responder. Mentira. Te odeio. Mentira. Vc é muito chata. Mentira. Vc é muito legal. Obs esse não é mentira.

    ResponderExcluir
  7. kkkkk pestinha. mentira. Bruta, mentira. Chata, mentira. Amo vc e isso ñ é mentira. mooh. bju

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Daniele, seu esforço e dedicação fazem de você uma aluna exemplar!1 Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Até que enfim terminamos, mas valeu muito pelo esforço...um trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir

Valorize e respeite a produção do aluno!